#OBJETO DE ESTUDO
O objeto de estudo da minha investigação tem como base duas grandes questões que pretendo aprofundar: 1. O movimento como fator preponderante na performance e a sua aplicação á interpretação musical; 2. A criação de um artefacto que possibilite, através de som e movimento, a geração de um algoritmo computacional que será posteriormente transformado em obras de arte generativa.
A questão do movimento na performance é algo que me acompanha desde 2006 quando efetuei uma pós-graduação em marimba solista na Bélgica onde tive o primeiro contacto com o Movin`Grips desenvolvido pelo professor Ludwig Albert. O meu interesse nesta questão do movimento e a forma como é aplicado em outras áreas levou-me a conhecer a obra “Corpo Poético – O movimento Expressivo em C.G. Jung e R. Laban” da autora Vera Lúcia Paes de Oliveira e que acabou por ser o ponto de partida que me levou para questões como a psicologia analítica de Jung, Arte do movimento de Laban, o pensamento sistémico e hoslistico de Capra, a uma visão alquimica do mundo de Edinger ou ao pensamento filosófico em torno dos elementos da natureza de Bachelard.
Acredito que esta abordagem de Almeida com todas as ramificações que enunciei anteriormente, aliada ao Movin`Grips do professor Albert serão fundações sólidas para a minha performance, preparando assim a inclusão de arte digital/generativa no meu projeto. A consolidação destas matérias, alem de ser essencial para a criação do artefacto de média arte digital, serão o suporte estético e de narrativa que fundamentará todo o processo a/r/cográfico.
Em suma pretendo desenvolver um artefacto que será composto por sensores e biossensores que irão gerar algoritmos computacionais que poderão funcionar como criação de arte generativa em tempo real, ou em algo mais calculado e premeditado.
Enquanto performer agrada-me a ideia de interação entre homem e máquina, fascina-me a ideia de diálogo performativo entre ambos. O que idealizo é um círculo no qual os intervenientes(homem/máquina) interagem, comunicam e criam artisticamente em tempo real.
Comentários
Postar um comentário