#INTERVENÇÃO

INTERVENÇÃO

 

Nesta fase final do projeto, o artefato está terminado e preparado para a apresentação ao publico. Assim, In MarImmersive Waves é um artefato que tem no movimento o seu principal meio de criação. Através da performance na marimba da obra águas da amazónia (numa adaptação para marimba com recurso à gravação de loops) os movimentos efetuados pelo performer serão captados pela webcam do computador que através da biblioteca ml5 fará o mapeamento dos movimentos dos pulsos e os converterá em arte generativa que serão depois projetados numa tela ou parede (ainda a definir).

 

Características finais da Exposição do Artefacto;

Integrado no coletivo IN Tangibilidades Digitais, este artefacto vai de encontro ao conceito escolhido para a exposição e terá a sua apresentação ao publico no dia 12 de Julho no auditório do convento do espírito santo – Loulé. Após esta apresentação ficará em exposição na sala 4 um vídeo mostrando o funcionamento do artefato, terá um QR code onde constará toda a informação do mesmo, assim como, o acesso ao Diário de Bordo Digital que acompanhou todo o processo de criação.

“Na passagem para a sala 4, o Fio leva o visitante a um novo paradigma onde se fundem a música, o desenho e a água em três instalações que propõem experiências imersivas, com elementos mais e menos tangíveis. I’m watching you/me: [IN]musicality de Lufo é um convite para perscrutar a musicalidade do desenho, através da interação entre perspetivas esféricas, ambiente de realidade virtual e música ao vivo. [IN]AQUA de Miguel Lima propõe uma reflexão sobre o consumo da água. Aqui, o Fio leva o visitante à interação com o artefacto “bebeD’ouro” que traz uma narrativa imersiva despoletada pelo gesto de abrir a torneira. Na última obra presente na sala 4, o Fio continua mergulhado nas águas, desta vez na Amazónia. [IN]MarÍmmersiveWaves de Vasco Ramalho propõe uma performance musical da obra Águas da Amazônia do compositor Philip Glass, numa adaptação para marimba solo e arte generativa.” COLETIVO IN TANGIBILIDADES DIGITAIS

Planificação de transporte e montagem;

Relativamente ao transporte e montagem do meu artefacto na exposição, e em função da especificidade do mesmo (performance) está previsto um ensaio no dia 8 de Julho em conjunto com a colega Ana Perfeito que também fará uma performance na apresentação do seu artefato, como forma de preparar e precaver possíveis problemas o ensaio decorrerá no auditório do convento do espírito santo, local onde decorrerão as performances assim no dia 11 de manhã voltaremos ao auditório já com todas as questões de instalação e iluminação definidas deixando tudo preparado para a inauguração da exposição no dia 12.

 

 

Produção de documentação para a exibição (folha de sala, imagens, diagramas, conceito para o público). 

Características finais do Artefacto

(IN) MarImmersives Waves foi inspirado num dos elementos da natureza mais preciosos à vida humana, a Água. O nome MarImmervise é uma fusão entre as palavras Marimba e Immersive e trata-se de um artefato no qual faço parte integrante enquanto performer, com inclusão de arte generativa em tempo real ativada através de movimento. A música interpretada será do compositor Philip Glass, numa adaptação minha para marimba solo e arte generativa da obra Águas da Amazônia. O estilo de composição de Glass é baseado numa estética minimalista e nesse sentido a arte generativa produzida, seguirá o mesmo caminho. Pretende-se que o público, ao assistir à performance, seja envolvido por uma imersão sonora e visual.

Fotos do artefato





 



 

 


 

 

 

 

 





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog